Direcção
Coordenador: Professor Doutor Manuel Almeida
Enfermeiro Gestor: Enf. Miguel Castro
Administradora Hospitalar: Dra. Manuela Almeida
Actividade Assistencial
Apresentação do Centro de Referência
Cardiologia de Intervenção Estrutural
1. Missão e Valores
Missão
O Centro de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural (CRCIE) partilha os valores e a missão adotada pela ULSLO, e que consistem na prestação de cuidados de saúde a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades, capacidades e competências que possui, dando execução às orientações de política de saúde a nível nacional e regional, aos planos estratégicos e decisões superiormente aprovados.
Intervém de acordo com as áreas de influência e redes de referenciação em que a ULSLO se encontra inclída, cumprindo os contratos – programa celebrados, em articulação com as instituições integradas na rede de prestação de cuidados de saúde.
Desenvolve ainda atividades complementares como as de ensino pré e pós-graduado, investigação e formação, submetendo-se à regulamentação de âmbito nacional que as reja, a matéria dos processos de ensino-aprendizagem no domínio da saúde, sem prejuízo da celebração de contratos para efeitos de organização interna, repartição do investimento e compensação dos encargos que forem estipulados.
Valores
No desenvolvimento da sua atividade, a ULSLO e o CRCIE regem-se, nomeadamente pelos seguintes princípios:
- Humanização e não discriminação;
- Respeito pela dignidade individual da cada doente;
- Promoção da saúde na comunidade;
- Atualização face aos avanços da investigação e da ciência;
- Excelência técnico – profissional;
- Ética profissional;
- Promoção da multidisciplinaridade;
- Respeito pelo ambiente.
2. Caracterização
O CRCIE dispõe de tecnologias e infraestruturas adequadas às funções que desempenha e à avaliação especializada dos doentes referenciados, garantindo o acesso a todos os equipamentos e exames necessários para o processo de decisão terapêutico e para o planeamento apropriado de todos os procedimentos que executa no âmbito das funções definidas pela tutela.
Imagiologia Ecocardiográfica. O CRCIE tem uma relação estreita com a Imagiologia Ecocardiográfica de Intervenção Cardiovascular, possuindo para o efeito um conjunto de Cardiologistas com diferenciação e treino específico, no processo de avaliação e execução dos procedimentos a ela afetos.
Imagiologia Radiológica. Da mesma forma, a relação com a Imagiologia por AngioCT e por Ressonância Magnética (RM), é efetuado atravès de Cardiologistas Especializados e dedicados a estas áreas. O angioCT é uma das técnicas imagiológicas fundamentais e imprescindiveis, para o planeamento adequado de vários processos de Intervenção Estrutural e Coronário.
Sector Ambulatório. O CRCIE agrupa na sua estrutura um sector ambulatório, onde os doentes são avaliados quanto às indicações para procedimentos e quanto aos resultados dos procedimentos que efetuaram.
Heart Team. A Consulta Multidisciplinar de Decisão Terapêutica - o Heart Team - é uma componente essencial do processo de decisão no CRCIE. Dada a complexidade dos procedimentos e dos doentes alvo, o risco e o elevado custo da Intervenção Estrutural, o envolvimento de multiplas especialidades médicas no processo de decisão clínica e do planeamento de execução dos procedimentos, requer uma integração profunda e ponderada dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo de avaliação clínica e dos exames complementares. É necessário que a decisão final garanta o superior interesse do doente, evitando procedimentos fúteis e agressivos.
O trabalho desenvolvido pelo CRCIE assenta essencialmente em 2 sectores:
Unidade de Cardiologia de Intervenção Estrutural
Esta Unidade conta com uma equipa de 9 subespecialistas de Cardiologia de Intervenção, um Assistente Hospitalar de Cardiologia em processo final de subespecialização e 2 outros colaboradores no início do seu processo de formação. Inclui ainda 6 Técnicos de Cardiopneumologia, 4 Técnicos de Radiologia, 13 Enfermeiros e 6 auxiliares.
Dispõe de duas salas de angiografia dedicadas e em situação de recurso poderá ainda utilizar outra. Tem um recobro de 6 camas que funciona entre as 8 e as 20 horas para doentes que finalizaram intervenções diagnósticas ou de Cardiologia de intervenção. Com possibilidade de estender a sua atividade nas 24 horas, sempre que necessário. Este espaço é partilhado com o setor de Arritmologia e Eletrofisiologia de Intervenção.
O internamento dos doentes submetidos a procedimentos de intervenção estrutural e dos doentes candidatos a estes procedimentos, mas que em virtude da sua situação clínica instável, não possam aguardar em ambulatório, é feito em partilha no internamento geral do serviço, na UNICOR e na Enfermaria. Com atrás referenciado, pode, sempre que justificável, recorrer às 6 camas do recobro.
1. Objetivos Estratégicos
Os objetivos do CRCIE alinham-se com os objetivos da ULSLO e são os seguintes:
- Prosseguir o investimento na inovação contínua em novas modalidades de diagnóstico e terapêutica, posicionando o CRCIE como uma Unidade de Intervenção Cardiovascular de topo a nível nacional e internacional.
- No seguimento do objetivo 1, continuar a promover o Centro de Referência Nacional em Cardiologia de Intervenção Estrutural, em Cardiopatias Congénitas e em Transplante Cardíaco, mantendo os seus planos de verificação e recertificação junto das entidades competentes.
- Continuar a promover a formação de novos Cardiologistas de Intervenção, numa perspetiva interna, para compor as atuais equipas, mantendo a sua juventude, ampliando a sua capacitação e potencial de diferenciação, em linha com os objetivos prévios. E, numa perspetiva nacional, promovendo a diferenciação e capacitação de outros centros nacionais ou internacionais (países de língua oficial Portuguesa), numa lógica de um acordo de parceria, associação e complementaridade
- Promover e investir agressivamente na integração do CRCIE num projeto académico (Universidade Nova de Lisboa: Nova Medical School, Faculdade de Ciências e Tecnologia), aproveitando e promovendo a capacidade de conhecimento e formação dos seus profissionais e potenciando novas áreas de investigação e translação para a clínica, em parceria com a academia.
- Implementar um modelo de colaboração inter-institucional com diferentes unidades de saúde de âmbito nacional, incluindo as regiões autónomas e países de língua oficial portuguesa, para oferecer serviços de saúde em que o CRCIE é especialista, em resposta às necessidades destes serviços, numa perspetiva de complementaridade com estas unidades de saúde, enquadrado em acordos institucionais de parceria/associação.
2. Qualidade e Processos Assistenciais Integrados
O CRCIE é certificado no âmbito do projeto ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), que visa essencialmente a melhoria dos cuidados prestados, através de definição de processos e circuitos, e na melhoria contínua destes. Nesse âmbito, o CRCIE implementou Planos de Gestão Risco e de Auditoria (entre outros), bem como dois processos assistenciais integrados:
- Processo Assistencial Integrado de Implantação percutânea de válvula aórtica
- Processo Assistencial Integrado de Tratamento Percutâneo da Insuficiência Mitral “edge-to-edge”
Preços praticados
“Os tratamentos realizados pelo Centro de Referência são gratuitos para todos os beneficiários do Serviço Nacional de Saúde. Em caso de doentes não abrangidos pelo Serviço Nacional de Saúde ou por Protocolos / Acordos específicos, os preços praticados são os constantes da Portaria 207/2017, de 11 de Julho, com a redação da Portaria 254/2018, de 7 de Setembro.”
Ensino e Investigação
O Centro de Referência em Cardiologia de Intervenção Estrutural (CRCIE) encontra-se integrado no Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental. O CRCIE especializa-se no tratamento percutâneo, minimamente invasivo, de alterações estruturais cardíacas. Este centro de referência corresponde a uma parte da atividade da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital de Santa Cruz, de grande volume e diferenciação a nível nacional e ibérico, responsável pela introdução no país de tratamentos inovadores como a Angioplastia Coronária (1984) e os Stents Farmacológicos (2002).
As doenças das válvulas cardíacas são as alterações estruturais cardíacas mais frequentes. Nesse sentido, o CRCIE desenvolve dois Processos Assistenciais Integrados (PAIs) – Intervenção Válvula Aórtica Percutânea e Intervenção Mitral Percutânea por Técnica Edge-to-Edge. Estes processos definem o percurso dos utentes desde a referenciação, ao tratamento e ao seguimento clínico. Estes processos são continuamente avaliados a nível interno e externo num processo de melhoria contínua da prestação de cuidados.
CRCIE desenvolve importante atividade de formação e investigação. O CRCIE integra o Centro Académico Universitário da Nova Medical School (Universidade Nova de Lisboa). Vários dos seus elementos colaboram com a Nova Medical School, como Professores e como Assistentes, no ensino pré e pós-graduado.
A nível pré-graduado, o centro recebe anualmente os estudantes de medicina da Nova Medical School para o seu estágio em Cardiologia da Unidade Curricular Coração e Pulmão. De forma complementar, ocasionalmente, os estudantes de medicina participam em estágios opcionais no CRCIE.
O CRCIE, através do Serviço de Cardiologia, tem protocolos de colaboração com várias escolas de enfermagem e de técnicos de cardiopneumologia: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; Instituto Politécnico de Beja; Universidade Católica Portuguesa; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias; Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, colabora na formação de estudantes de Enfermagem e de Técnicos de Cardiopneumologia nos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado
A nível pós-graduado, o CRCIE participa ativamente em cursos do Mestrado da NMS, como parte integrante das sua funções no Centro Académico, na coordenação e realização de palestras focadas nos vários temas que interessam a Cardiologia e as Doenças Cardiovasculares. O CRCIE participa igualmente nos Cursos Doutorais em Ciencias da Saúde ou em Medicina lecionando, promovendo e orientando o doutoramento do seu corpo clínico.
O CRCIE desenvolve uma atividade muito relevante na formação pós-graduada do Internato de Formação Específica de Cardiologia, recebendo de forma permanente um a dois médicos em formação. De igual forma, o CRCIE participa na formação da Sub-Especialidade de Cardiologia de Intervenção, recebendo de forma permanente um a dois sub-especialistas em formação.
A Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz, e naturalmente o CRCIE, tem uma longa tradição na participação em ensaios clínicos e registos internacionais e multicêntricos, frequentemente como coordenador nacional. Colabora também, no contexto de investigação de translação, com o CEDOC e o CHRC da Nova Medical School.
O CRCIE é um dos promotores da reunião anual 2VRT, que conta já com mais de 15 edições, dedicada à discussão de temas relevantes para a Cardiologia de Intervenção.
O CRCIE ambiciona continuar e expandir a sua atividade como centro de referência, comprometendo-se com o tratamento de elevada qualidade da população que serve, de acordo com os melhores padrões internacionais.
Acesso e Contactos
Cardiologia de Intervenção/Cateterismos:
Telefone: 210 433 069 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.