Direcção

Direção: Dra. Cristina Chagas
Enfermeira Gestora: Enfª Ana Maria de Bastos Aires
Administrador Hospitalar: Dra. Isabel Cabral
Actividade Assistencial

Missão, Valores, Posicionamento e Visão Estratégica do Serviço Gastrenterologia
O Serviço de Gastrenterologia tem como missão prestar cuidados médicos personalizados, e humanizados, de excelência técnico-profissional, de acordo com o estado da arte, as boas práticas clínicas e a evolução do conhecimento científico e no respeito pela dignidade humana, pelos princípios éticos e pelo meio ambiente, centrando-se na Inovação e criação de Valor em Saúde, na Qualidade e na Segurança e Satisfação dos cidadãos. O Serviço tem ainda como objetivo estratégico a aposta contínua na formação e investigação científica.
Na visão do Serviço de Gastrenterologia os utentes devem sentir-se tratados e acompanhados por profissionais competentes, especializados e empáticos, com recurso a técnicas diferenciadas e equipamentos de última geração de diagnóstico e de terapêutica, sendo-lhes oferecidas as melhores e mais inovadoras opções de tratamento existentes de acordo com o estado da arte e a sua condição clínica, participando na decisão que lhes respeita, numa relação esclarecida, digna e de confiança.
O Serviço de Gastrenterologia da ULSLO serve diretamente uma população de mais de 400.000 habitantes e é referenciação para o Hospital de Cascais para a urgência gastrenterológica/endoscópica.
O Serviço de Gastrenterologia da ULSLO está direcionado para o tratamento de toda a patologia gastrenterológica e nos últimos anos, o seu desenvolvimento centrou-se em múltiplos grandes eixos clínicos como está definido na sua carteira de serviços.
O Serviço de Gastrenterologia da ULSLO tem idoneidade formativa de 100% para a formação específica em Gastrenterologia e de 93% para a atribuição da subespecialidade de Hepatologia.
O Serviço de Gastrenterologia foi Acreditado pela Direcção Geral da Saúde (DGS) em Outubro de 2016 (modelo ACSA) com nível Bom, e com nível Ótimo em Abril 2023.
Há uma estratégia contínua de diferenciação clínica e técnica. Foram criadas nos últimos anos novas consultas especializadas nomeadamente, de doenças bilio-pancreáticas, neoplasias superficiais do tubo digestivo e doenças funcionais do esófago, foi implementada a participação do serviço nas consultas multidisciplinares oncológicas de decisão terapêutica do Hospital Egas Moniz e do Hospital de São Francisco Xavier, nomeadamente CDT tubo digestivo Alto, CDT tumores colo-rectais e CDT tumores neuroendócrinos. Foi iniciada a consulta multidisciplinar de Doença Inflamatória Intestinal em 2024. Em 2022 houve consolidação da Implantação da consulta de enfermagem pré-exames endoscópicos. Implantação de novas técnicas nomeadamente dissecção endoscópica submucosa, miotomia peroral endoscópica, ultrassonografia endoscópica, estudos funcionais de alta resolução do tubo digestivo alto e baixo, Videocápsula do cólon, enteroscopia profunda assistida por balão, anuscopia de alta resolução, biópsias hepáticas transjugulares, estudo hemodinâmico hepático e elastografia hépato-esplénica.
Procedeu-se à organização funcional do Serviço com nomeação de Coordenadores Médicos para a Unidade de Técnicas, Internamento, Serviço de Urgência e Hospital de Dia de Gastrenterologia e à implementação dos registos informáticos.
Houve uma estratégia de renovação e aquisição de novo equipamento endoscópico.
Procedeu-se recentemente a aquisição de novo e inovador equipamento de manometria ano-rectal de alta resolução, anuscopia de alta resolução, elastografia hepática e esplénica, novos videoendoscópios, videoduodenoscópios e videocolonoscópios de alta definição e renovação da área de reprocessamento no Hospital Egas Moniz com instalação de novas máquinas de lavagem e desinfeção verticais com barreira sanitária completa.
O Serviço de Gastrenterologia do ULSLO está direcionado para o tratamento de toda a patologia gastrenterológica e nos últimos anos, o seu desenvolvimento centrou-se em múltiplos grandes eixos clínicos como está definido na sua carteira de serviços:
- Diagnóstico e Tratamento avançado das neoplasias superficiais do tubo digestivo alto e baixo nomeadamente na abordagem desta patologia com utilização de técnicas de endoscopia avançada de intenção curativa - dissecção endoscópica submucosa e mucosectomia.
- Abordagem diagnóstica e terapêutica da patologia biliopancreática, nomeadamente na abordagem desta patologia com utilização de técnicas de endoscopia avançada de intervenção – ultrassonografia endoscópica, CPRE e colangioscopia direta.
- Doenças Inflamatórias intestinais e terapêutica biológica.
- Diagnóstico e tratamento integrado das doenças do intestino delgado nomeadamente com Videocápsula endoscópica e enteroscopia assistida por duplo balão.
- Diagnóstico de doenças funcionais do Tubo Digestivo.
- Abordagem diagnóstica e terapêutica avançada das patologias proctológicas.
Nas técnicas endoscópicas, o Serviço neste momento para além das técnicas endoscópicas diagnósticas e terapêuticas básicas, procede à realização de técnicas avançadas nomeadamente CPRE, Colangioscopia direta, Ultrassonografia Endoscópica, Videocápsula Endoscópica, Enteroscopia assistida por duplo balão, Gastrostomia Percutânea Endoscópica, Dissecção Submucosa Endoscópica, Miotomia per-oral endoscópica, Elastografia Hepática e esplénica, Estudos Funcionais de alta resolução do esófago e ano-rectais e anuscopia de alta resolução, refletindo um esforço continuo e concertado no sentido da formação, diferenciação e atualização técnica e científica do serviço.
O Serviço tem como um dos seus objetivos estratégicos principais a aposta contínua na formação e investigação científicas que se traduzem no número de trabalhos científicos anuais em reuniões nacionais e estrangeiras e no número de publicações em revistas científicas indexadas com elevado facto de impacto nomeadamente do quartil 1. Refletindo o esforço na educação pós-graduada contínua, um dos Assistentes hospitalares está em fase final de Doutoramento na área dos estudos funcionais de alta resolução do esófago prevista para o último trimestre de 2025.
Carteira de Serviços - consulte aqui
Ensino e Investigação
Ensino
O Serviço de Gastrenterologia da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) tem como um dos seus principais objetivos a formação continua dos elementos profissionais que o compõem, na procura constante da atualização científica e profissional e consequentemente na melhoria contínua dos serviços prestados aos utentes que procuram o serviço.
Formação Pré-Graduada
O serviço colabora com a Faculdade de Medicina de Lisboa e Faculdade de Ciências Médicas na formação de alunos do 3º, 4º e 5º ano do Curso de Medicina.
Formação Pós-Graduada
O serviço tem programas de formação pós-graduada contínua para os seus enfermeiros e médicos.
Na estrutura organizativa interna do Serviço de Gastrenterologia da ULSLO estão previstas reuniões semanais do serviço e mensais em colaboração com outras especialidades nomeadamente Imagiologia, Anatomia Patológica, Reumatologia e Dermatologia.
Os médicos do Serviço de Gastrenterologia integram regularmente as Comissão Organizadoras ou organizaram integralmente Cursos e Congressos Nacionais, participaram na moderação de mesas redondas, apresentaram comunicações científicas com os resultados do seu trabalho e frequentaram os principais Congressos Científicos Nacionais e Internacionais na área da Gastrenterologia, Endoscopia avançada, Hepatologia, Vias biliares, Pâncreas e Doença Inflamatória Intestinal.
O Serviço de Gastrenterologia da ULSLO publica regularmente artigos científicos em revistas científicas nacionais e internacionais reconhecidas pelos seus pares. O Serviço de Gastrenterologia da ULSLO tem idoneidade formativa de 100% para a formação específica em Gastrenterologia e idoneidade formativa de 93% para a subespecialidade de Hepatologia, recebendo e formando Internos da Formação específica em Gastrenterologia. No ano de 2025, estão 5 internos da especialidade em formação. O serviço recebe ainda regularmente internos de formação específica de Gastrenterologia de outros Centros Hospitalares, e internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar, para estágios formativos parcelares. Um dos Assistentes Hospitalares do Serviço é aluno de programa doutoral com vista a futura conclusão de Doutoramento.
Investigação
O serviço apresenta uma estratégia de participação em ensaios clínicos nomeadamente em ensaios internacionais e nacionais multicêntricos com especial enfoque na área da doença inflamatória intestinal e da hepatologia. O serviço privilegia sempre que possível, a produção de ensaios clínicos da iniciativa do serviço ou de grupos científicos portugueses dinamizadores.
Incentivam-se igualmente trabalhos científicos do serviço em colaboração com outras especialidades da ULSLO.
No ano de 2025 estão a decorrer no serviço em 7 estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais na área da patologia esofágica, hepatologia e da doença inflamatória intestinal.
O serviço tem no seu contrato programa referente á contratualização anual, objectivos estratégicos mínimos no que se refere ao número mínimo de artigos publicados, mas a produção anual do serviço ultrapassa largamente as metas contratualizadas.
Acesso e Contactos
Localização:
Hospital Egas Moniz
Hospital S. Francisco Xavier
Internamento
Hospital Egas Moniz
3º Piso: 210 432 103
Consulta Externa
Hospital Egas Moniz
3º Piso: 210 432 480
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Unidade de Técnicas Endoscópicas
Hospital Egas Moniz
3º Piso: 210 432 482
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Hospital S. Francisco Xavier
1º Piso: 210 431 114
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Serviço
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



