Tecnologia RFID nos 45 anos do Hospital de Santa Cruz

Atualizado em 20 maio 2025

O Hospital de Santa Cruz, integrado na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, é o primeiro hospital a nível nacional a começar a implementar tecnologia RFID para gestão logística de material clínico, permitindo uma maior eficiência e rastreabilidade de stocks e uma diminuição do trabalho administrativo por parte das equipas de enfermagem.

O projeto foi apresentado durante a celebração dos 45 anos do Hospital de Santa Cruz, no dia 23 de abril, uma data assinalada com a visita da Ministra da Saúde, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras e da diretora municipal de Cascais, em representação da autarquia.

Imagine que cada dispositivo que usamos na nossa atividade diária tem uma etiqueta invisível. Com a tecnologia RFID, basta aproximá-lo de um leitor para obter e registar informação sobre qual o dispositivo e em que intervenção foi utilizado, contribuindo para uma maior solidez nos registos, com implicações em termos operacionais e de gestão.

Torna-se mais simples intervir, por exemplo, em situações de controlo de qualidade como artigos contaminados e melhorar os procedimentos de inventariação, bem como prevenir, com muito mais precisão, eventuais situações de ruptura de stock, evitando o adiamento de cirurgias.

Esta tecnologia sem fios e 100% portuguesa, já utilizada por exemplo nas grandes superfícies, será implementada também nos Cuidados de Saúde Primários e resulta da aposta da ULSLO na modernização do Serviço de Logística e Distribuição e do Serviço de Gestão do Acesso e Suporte Clínico ao Doentes.

Anualmente, os hospitais e centros de saúde da ULSLO movimentam perto de 4 milhões de unidades de material, pelo que a simplificação dos procedimentos de registo e rastreabilidade poderá contribuir para a melhoria da gestão da atividade diária das equipas de saúde, com impacto positivo para a instituição, para os profissionais e para os utentes.

Topo