Dia Mundial da Diabetes na ULSLO com diplomas Diabetes TOP 2024

Atualizado em 20 novembro 2024

A ULSLO assinalou o Dia Mundial da Diabetes com a primeira entrega dos diplomas Diabetes TOP 2024, um reconhecimento de unidades e profissionais que se distinguiram nos últimos meses na nossa instituição.

Numa cerimónia simbólica, a presidente do Conselho de Administração da ULSLO, Dra. Isabel Aldir, sublinhou que esta é uma doença emergente que exige uma resposta determinada desde a prevenção à continuidade e integração de cuidados.

Isabel Aldir salientou que os números nacionais da diabetes - 9% da população afetada, bem como 8% das grávidas sinalizadas com diabetes gestacional - devem ser motivo de ação, garantindo o compromisso da ULSLO nesta área.

Atualmente a ULSLO tem diagnosticados cerca de 27 mil utentes com diabetes, revelou a Dra. Isabel Aldir, sublinhando que importa aumentar o diagnóstico precoce, também da diabetes tipo 1, para garantir uma maior qualidade de vida aos doentes e continuar a diminuir as complicações desta doença.

O diretor clínico para os cuidados de saúde primários, Dr. Nuno Basílio, disse que esta iniciativa reflete a forma como os dados nos podem ajudar a trabalhar e estimular o empenho e interesse das equipas para objetivos comuns: “pôr o doente no centro, conseguir mais acesso e fazer com que as pessoas se sintam bem connosco”.

Nesta primeira edição foram entregues sete diplomas Diabetes TOP 2024, acompanhados por gerberas azuis, a cor da diabetes.

No caso dos cuidados de saúde primários, foram usados como referência os indicadores de acompanhamento de diabetes mellitus e selecionadas as USF com melhor desempenho, as que tiveram a pontuação máxima nesta componente do IDE - índice de desempenho da equipa multiprofissional nos últimos dados.

Relativamente aos cuidados hospitalares, o Serviço de Endocrinologia e Nutrição definiu como indicador simbólico o valor médio de hemoglobina glicada (HbA1c), indicador de controlo da diabetes, sendo distinguidos os três médicos que tiveram o melhor resultado no seu universo de doentes em 2023. A receber os diplomas em nome da sua equipa esteve o diretor do Serviço, Dr. João Sequeira Duarte.

Muitos parabéns aos distinguidos:

Dra. Marisa Santos e enfermeira Marissol Santos, pela USF Ajuda

Dra. Susana Corte-Real, pela USF S. Julião de Oeiras

Dra. Ana Paes de Vasconcellos, pela USF São Martinho de Alcabideche

Dr. Lélio Amado, Enfermeira Ana Marcelino e secretária clínica Elsa Vieira, pela USF Vila

Dra. Clara Cunha, Dr. Francisco Sousa Santos e Dra. Rute Ferreira, do Serviço de Endocrinologia e Nutrição

Topo