Apresentação Pública do Plano Local de Saúde de Cascais

Atualizado em 09 setembro 2025

 
O Centro Cultural de Cascais foi palco, a 3 de setembro de 2025, da apresentação pública do Plano Local de Saúde (PLS) de Cascais 2025-2030, documento estratégico que orientará as políticas e intervenções em saúde no concelho ao longo dos próximos cinco anos.

Construído com base em evidência científica e contributos da comunidade, este Plano estabelece objetivos e estratégias para reduzir desigualdades, promover a saúde, prevenir a doença e criar ambientes mais saudáveis e sustentáveis.

Um dos destaques da sessão foi a apresentação do mecanismo de subscrição online do PLS Cascais 2025-2030, acessível através de formulário digital em https://forms.office.com/e/XscCLEL6gE. Esta subscrição (totalmente gratuita) permitirá que instituições locais e parceiros comunitários se mobilizem e alinhem as suas intervenções com os desígnios do Plano. Posteriormente, serão assinadas cartas de compromisso personalizadas, formalizando o papel de cada um na concretização das recomendações do PLS Cascais 2025-2030.

Durante a apresentação, foram ainda disponibilizados vários recursos que reforçam a transparência e facilitam o acompanhamento da implementação deste PLS:

 

 
 




Ao promover a literacia em saúde, a redução das desigualdades e a criação de ambientes mais sustentáveis, o Plano ambiciona fazer de Cascais um concelho mais saudável, justo e resiliente.

Construído de forma participativa, o PLS Cascais 2025-2030 resulta de uma metodologia que combinou dados epidemiológicos com a auscultação de mais de 1000 cidadãos, profissionais de saúde e instituições locais. O processo foi coordenado pela Unidade de Saúde Pública (USP) Amélia Leitão, da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO), garantindo que as prioridades resultavam do equilíbrio entre a evidência científica e as experiências da comunidade.

             

 

Entre as áreas de ação identificadas como prioritárias encontram-se:

  • Problemas de saúde como doenças do aparelho circulatório, excesso de peso e obesidade, tumores respiratórios, depressão e doenças da cognição;

  • Fatores de risco comportamentais como alimentação pouco saudável, consumo de tabaco, sedentarismo, consumo de álcool e drogas ilícitas, e comportamentos sexuais de risco;

  • Determinantes socioeconómicos como dificuldades no acesso a cuidados de saúde, habitação adequada e apoios sociais. Nesta área também constam baixos rendimentos e perda do poder de compra, criminalidade e violência.

Para além disso, o Plano estrutura-se em cinco grandes eixos: redução de desigualdades; ambientes saudáveis e sustentáveis; construção de sinergias participativas; promoção da saúde; e intervenção na doença.

Divulga-se mais alguns recursos adicionais de divulgação: 

 
O PLS Cascais 2025-2030 pretende, acima de tudo, assumir-se como um compromisso coletivo, onde cada entidade e cada pessoa desempenha um papel ativo na criação de oportunidades para sermos mais saudáveis e sermos felizes.


 
Topo